terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Direito Autoral e a Disseminação da Informação: questão de ética profissional



     
                                           
         Eis uma questão que envolve equilíbrio: divulgar a informação e preservar o direito autoral. Dentre tantas questões que o bibliotecário deve se inteirar, se informar e se posicionar esta é uma bastante polêmica, o direito autoral.
           Entende-se que a virtude e a ética deve brotar de si, a partir daí, servir de exemplo para os outros. Mas o que pensar e dizer sobre os bibliotecários que feriram esses princípios? Por que não foram eles os primeiros a respeitar a autoria do colega e plagiaram?  Vê-se que os professores procuram incansavelmente acender a centelha da responsabilidade e ética profissional para que esse danoso e vergonhoso comportamento não faça parte do comportamento dos acadêmicos e futuros profissionais. Eis uma atitude louvável, aparentemente óbvia, mas que merece atenção.
          A internet possibilita um mundo de oportunidades. O respeito ao direito autoral deve, conforme prevê a Lei n. 9.610, de 19/02/98, seguir as prescrições desse texto. Ao bibliotecário cabe divulgá-la e fazê-la cumprir-se. O bibliotecário, conhecedor de bases de dados e de fontes informacionais e, sobretudo, disseminador da informação deve procurar o fiel da balança. Respeitar o autor de toda e qualquer obra: teatral, banco de dados, os textos de obras literárias, artísticas ou científicas... , certificar-se da autoria do que encontrar na internet, filtrar esse conteúdo para depois disponibilizá-lo ao usuário.
          Deve-se dar importância a esse importante tópico: a difusão da informação, em meios e fontes seguras e confiáveis. Respeitar o autor, valorizar a sua criação intelectual. Desse modo, o bibliotecário estará um dever ético, profissional e moral.

Um comentário:

  1. Perfeito. Exatamente esse equilíbrio que nós, vigias da ordem em meio ao caos informacional, devemos buscar. Me formo esse semestre e talvez eu trate desse assunto na monografia.

    Contato: aecioufba@gmail.com

    ResponderExcluir