quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A importância dos documentos eletrônicos no mundo contemporâneo, em especial na Biblioteconomia

Hodiernamente faz-se necessário acompanhar o ritmo das mudanças que acontecem em todos os aspectos do mundo contemporâneo. Especialmente as relacionadas à sociedade da informação em que nos encontramos; mudanças paradigmáticas, questões cotidianas, gerenciais e administrativas exigem do profissional bibliotecário uma flexibilidade e adaptação que só com competências e habilidades a ele inerentes e dele exigidas, poderão sustentar e reforçar o seu papel social, sua importância e sua responsabilidade. Principalmente no que tange a preservação, conservação e recuperação da informação no meio eletrônico.
Portanto, para desenvolver técnicas, meios, métodos e processos que acompanhem essas mudanças é fundamental e necessária a participação ativa e pró-ativa do bibliotecário. A ele compete percorrer o caminho entre os mais diferentes suportes de informação. Há o bibliotecário que se interessa em preservar, conservar e restaurar documentos antigos, em pergaminho ou papiro, dentre outros; para isso se capacita e estuda para melhor realizar essas importantes questões. As quais ainda são necessárias, haja vista o valor intrínseco do documento que após o restauro, por exemplo, poderá sofrer uma digitalização e assim, sofrerá menos manuseios e conseqüentemente conservará o seu valor histórico ou museológico. Há o bibliotecário que se especializa e que prefere trabalhar com o documento em meio eletrônico, desde a sua origem, ou seja, o digitalborn, ou o documento que passou por um processo de digitalização. Independentemente do documento que terá em suas mãos, o bibliotecário deverá estar ciente da importância e relevância informacional que tem a gerenciar.
Graças ao desenvolvimento da informática e das tecnologias utilizamos o computador para as mais rotineiras tarefas: para gerenciar processos, para acessar bancos de dados, para realizar um bom serviço de referência, etc.; tanto o computador quanto demais tecnologias são tão necessários, e pode-se dizer fundamentais para acessar diferentes documentos em meio eletrônico que o bibliotecário deve estar não apenas habilitado, mas também treinado para realizar a tarefa de gerenciamento desses documentos nesse meio. O bibliotecário deverá ter ciência dos meios e modos de acesso, de recuperação e de busca da informação. Também deverá estar treinado para digitalizar, quando necessário, e, para isso, aprender noções de como se dá o processo de digitalização.
Os documentos em formato eletrônico necessitam dos mais diversos cuidados: preservação ou destruição do suporte material, físico, de acordo com a decisão tomada na unidade de informação; o seu backup, uma cópia de segurança para documentos que exijam esse cuidado; preservação da qualidade e/ou características de cor, de nitidez, etc. do documento original; cumprimento das normas estabelecidas pelo CONARQ para a digitalização dos diferentes documentos existentes e para atender as diferentes finalidades da unidade de informação. Esses cuidados referidos simplesmente pretendem ressaltar a importância dos documentos em meio eletrônico: dos que já nascem nesse meio ou dos demais. Ou seja, serão eles que conservarão e que registrarão a produção intelectual humana. A sua grande importância se dá pela possibilidade imensa de recuperação, de acesso e de difusão, para o maior número de pessoas, do conhecimento e quiçá da sabedoria humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário