segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sugestão de Leitura: Reflexões sobre a obra de Edgar Morin

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11. ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2006.


AS REFLEXÕES DE MORIN

As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.

Neste primeiro capítulo apresenta os erros os quais o ser humano está passível de cometer. Os erros mentais, da razão e intelectuais. Ele fala da cegueira pragmática, do inesperado, e da incerteza do conhecimento, em todos esses tópicos tratados no primeiro capítulo procura indicar que não linearidade, nem trivialidade ou certeza. Ele diz: “Quanto sofrimento e desorientações causados por erros e ilusões ao longo da história humana [ . . .] O dever principal da educação é de armar cada um para o combate vital para a lucidez.”

Os princípios do conhecimento pertinente.

A educação contemporânea está inadequada porque tornou invisível o contexto, o global o multidimensional e o complexo. Refere-se ao fato de que sem um contexto o conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente, pois não terão sentido, que se deve conhecer as partes para conhecer o todo e conhecer o todo para conhecer as partes. É preciso compreender a complexidade dessas relações. A educação deve estimular o uso da inteligência geral dos indivíduos, acabar com a disjunção que existe entre as ciências humanas e exatas, e sociais.Abrir as mentes, contextualizar os saberes e fortalecer a solidariedade.

Ensinar a condição humana.

“A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana.” (MORIN, 2006). Ou seja, questionar nossa posição no mundo, conhecer as condições humanas que o autor cita: a cósmica, a física, a terrestre e a humana. A educação deve mostrar o destino diversificado do ser humano e conduzir ao esclarecimento de que todos os seres humanos condições e características comuns e também ricas e necessária diversidade, comum a todos os cidadãos da Terra.

Ensinar a identidade terrena.

O ser humano encontra-se na era planetária. O mundo está globalizado, e traz conseqüências paradoxais: está unificado e dividido. Há guerras entre nações, o lucro é moeda destrutiva, as religiões geram guerra e não a paz em muitos locais do globo. As armas nucleares ameaçam o futuro a todo instante, a poluição e abuso ao planeta ameaçam a biosfera, as bactérias se mostram cada vez mais resistentes, a droga invadiu o mundo. Faz-se necessário ter esperanças, e a educação pode abrir a mente para um futuro diferente e melhor.

Enfrentar as incertezas.

O futuro é incerteza, é surpresa. Deve-se entender que a história não é linear. Ela é complexa, e precisamos saber enfrentar as incertezas. É preciso saber agir e recorrer à estratégia a serviço de uma finalidade complexa. A incerteza não desaparecerá, mas pode ser oportunidade se aprendermos a nos preparar para o improvável e o inesperado.

Ensinar a compreensão.

Essa é a missão espiritual da educação, ensinar a compreensão entre as pessoas para garantir a solidariedade intelectual e moral da humanidade. Há a compreensão intelectual ou objetiva e a compreensão humana intersubjetiva. A compreensão humana vai além da explicação, ela comporta um conhecimento de sujeito a sujeito, o outro é percebido como alguém com quem nos identificamos, a compreensão pede abertura, simpatia e generosidade. Há de se vencer o egocentrismo, o etnocentrismo e o sociocentrismo para se aproximar da compreensão. As vias econômicas, sociais, jurídicas, culturais facilitarão a compreensão e as intelectuais e éticas auxiliarão no desenvolvimento da compreensão intelectual e humana. E a compreensão entre sociedades supõe sociedades democráticas abertas, isso propicia a compreensão entre os povos, as culturas e nações. A educação deve ter como tarefa a compreensão em todos os níveis educativos e em todas as idades para a reforma planetária das mentalidades.

A ética do gênero humano

O indivíduo/sociedade/espécie são inseparáveis e co-produtores um do outro e no seio dessa tríade emerge a consciência humana. A antropo-ética compreende a esperança na completude da humanidade, como consciência e cidadania planetária. A democracia favorece a rica relação entre indivíduos e sociedade e possibilita que eles possam se ajudar, desenvolver-se e controlar-se mutuamente. A espécie humana avive sob contínua ameaça de autodestruição, para Morin a sós e em conjunto com a política do homem, a política de civilização, a reforma do pensamento, a antropo-ética o verdadeiro humanismo, a consciência da Terra-Pátria reduzirá a ignomínia no mundo. Morin encerra o seu texto com a grande questão: “[ . . . ] a busca da hominização, pelo acesso à cidadania terrena. Por uma comunidade planetária organizada: não seria esta a missão da verdadeira Organização das Nações Unidas?”

As reflexões de Morin são profundas e, como ele mesmo diria: complexas. A educação do futuro deve começar a se preocupar em solucioná-las, a divulgar essas questões para o mundo inteiro, de todas as idades, de todas as classes sociais, de todas as séries escolares e acadêmicas. Essas questões dizem respeito ao futuro individual e de todo o planeta. São questões cruciais que necessitam de tomada de atitude e, talvez mudança de atitude urgente. Se as atitudes, ações, ensinamentos do passado nos legaram esse presente de guerras, incompreensões, medo, risco iminente de autodestruição, somente com outras atitudes, reflexões, ações, compreensão e consciência de quem somos e para aonde estamos indo que conseguiremos deslumbrar um futuro melhor. As mudanças se fazem urgentes. O papel do profissional da informação nesse contexto é fundamental. A mudança de atitude e tomada de consciência é urgente e necessária. Somo atores e autores de nossa própria vida e responsáveis pelo seu desfecho. Ignorar já não é possível, e fugir dessa realidade tampouco.

Um comentário:

  1. Olá Marília
    Apesar de não poder postar nada nos blogs acompanhei de perto toda a tua produção.
    Ótimos textos, ótimo visual e reflexões importantes.
    Recomendo que mantenhas esse canal de comunicação.
    Avaliação envio por email.
    Parabéns!

    ResponderExcluir